Por quem Cristo Morreu!
1João 2.2 É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.
Esse é um termo génerico que não se refere ao indivíduo, mas á humanidade em geral. Na verdade, Cristo pagou o castigo somente por aqueles que haveriam de se arrepender e crer. Varias passagens bíblicas indicam que Cristo morreu pelo mundo
(Jo 1.29; 3.16; 6. 51; 1Tm 2.6; Hb 2.9). A maior parte do mundo será eternamente condenada ao inferno para pagar pelos seus próprios pecados; assim sendo, Cristo não poderia ter pagado por todas as pessoas. As passagens que falam da morte de Cristo pelo mundo inteiro devem ser entendidas como referencia a raça humana em geral (como em 1Tm 2. 3-4). Mundo indica a esfera, os seres com quem Deus busca reconciliação e por quem proveu a propiciação. Deus abrandou temporariamente a sua ira contra os pecadores ao permiti-lhes viver e desfrutar da vida terrena (veja 1Tm 4.10). Nesse sentido, Cristo proveu uma propiciação breve e temporária para todo mundo. Mas ele, na verdade, satisfez plenamente a ira eterna de Deus somente pelos eleitos que creem. A morte de Cristo em si mesma teve um valor ilimitado e infinito porque ele mesmo é o Deus santo. Portanto, o seu sacrifício foi suficiente para pagar o castigo por todos pecados de todos os que são levados a fé por Deus. Mas a verdadeira satisfação e expiação aplicam-se somente áqueles que creem (cf.Jjo 10.11,15; 17.9-20; At 20.28; Rm 8.32,37; Ef 5.25). O perdão de pecados é oferecido ao mundo inteiro, mas recebido somente pelos que creem (cf. 4.9,14; jo 5.24). Não há outra maneira de ser reconciliado com Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário